– Construção de 1 poço de retenção de grossos e areias, munido de 3 comportas mural DN500 possibilitando colocar fora de serviço o poço de retenção e encaminhando as águas residuais diretamente para a estação elevatória.
– Construção de bypass a montante deste poço de retenção de grossos e areias.
– Substituição de 1 comporta mural DN400 na saída da câmara de entrada da estação elevatória.
– Instalação de 1 nova grade de limpeza mecânica, com um afastamento entre barras de 25 mm.
– Reformulação da soleira do poço de bombagem de modo a possibilitar a instalação de 1 agitador submersível.
– Substituição das bombas por 3 novos grupos de bombagem, sendo 1 de reserva ativa, com capacidades unitárias de 47.5 l/s a 8.12 mca.
– Instalação de 1 medidor de caudais DN300 do tipo eletromagnético na conduta elevatória, ainda no interior da estação elevatória.
– Instalação de 1 ventosa de tripla função DN80 com dispositivo de proteção ao choque hidráulico, própria para águas residuais, numa câmara enterrada construida.
– Instalação de 1 válvula de guilhotina DN300 para seccionamento da conduta elevatória, ainda no interior da câmara.
– Implementação de sistema de ventilação e desodorização do poço de bombagem, da sala de pré-tratamento e câmara de manobras.
– Instalação de 1 gerador de emergência.
– Para além da remodelação do poço de bombagem, foi construida uma nova sala de pré-tratamento e uma sala do gerador de emergência.
– Relativamente às estruturas existentes, reparação e pintura de todas as superfícies, interiores e exteriores, construção de uma nova cobertura, reparação e pintura de todas serralharias a manter e a substituição de todas as portas e caixilharias.